Vila Franca de Xira
Iniciada em 1989 e continuada, de dois em dois anos, até 2014, a “Bienal de Fotografia” de Vila Franca de Xira constitui hoje, a par dos “Encontros da Imagem” de Braga, o Prémio FNAC / Novos Talentos e o Prémio “Novo Banco Photo”, um dos maiores eventos de premiação exclusivamente dedicados à cultura fotográfica no nosso país, ostentando por isso um histórico assinalável no âmbito da promoção da prática fotográfica portuguesa.
Apontada desde o início à revelação de novos autores na área da fotografia artística, a Bienal de Fotografia foi desenvolvendo uma forte ligação com as escolas de arte e de formação fotográfica mais atualizadas, não deixando de lado uma estreita ligação com as dinâmicas prático-profissionalizantes e associativas do seu exercício, tendo desenvolvido sempre uma forte ligação e parcerias com as associações artísticas do nosso Concelho.
A dinâmica criada e desenvolvida ao longo de mais de 25 anos, tendo premiado e apresentado exposições de artistas como António Júlio Duarte, Valter Vinagre, Miguel Soares, Duarte Belo, André Gomes, Eduardo Nery, Gerard Castello Lopes, Victor Palla, Daniel Malhão, Jorge Guerra, Rita Barros, André Cepeda, Augusto Brázio, entre muitos outros, confirma a Bienal de Fotografia da nossa cidade como um evento de referência, nomeadamente na descoberta, avaliação e revelação dos melhores valores potenciais da fotografia artística portuguesa.
Para além da tradição e do valor do seu programa de premiação, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira apresenta igualmente, desde 2012, um programa curatorial que tem dado visibilidade a grandes artistas portugueses da fotografia contemporânea, fazendo desta cidade a capital da fotografia entre os meses de outubro e dezembro.
Na edição de 2016, há uma renovação do regulamento, que permitirá apresentar um conjunto de dez (10) finalistas ao Prémio BF16, mantendo-se contudo os prémios temáticos dedicados ao “Concelho” e à “Tauromaquia”, conciliando assim a vertente local com uma afirmação geral da Bienal ao nível nacional. Deste modo, para além do ambicioso programa curatorial, que apresentará intervenções por toda a cidade de cerca de trinta (30) artistas que marcam o panorama artístico e contemporâneo nacional (como Daniel Blaufuks, José Maçãs de Carvalho, José Pedro Cortes, Patrícia Almeida, João Tabarra, Nuno Cera, Pauliana Valente Pimentel, João Onofre, Ana Rito, Vítor Pomar e João Grama, entre muitos outros), e que inaugurará a 15 de outubro próximo, teremos ainda a inauguração a 19 novembro da exposição do Prémio BF16 no Edifício da Patriarcal (que estará patente ao público até 8 janeiro). As exposições dos Prémios “Concelho” e “Tauromaquia” serão inauguradas no dia 4 fevereiro de 2017 e terão o seu término a 19 de março.
David Santos - Curador-Geral BF16
SÉRGIO B.GOMES 22/01/2016 - 09:46
Patrícia Almeida, José Maçãs de Carvalho, Daniel Blaufuks e José Pedro Cortes são os nomes centrais do programa curatorial coordenado por David Santos e vão apresentar novas exposições individuais.
Patrícia Almeida, José Maçãs de Carvalho, Daniel Blaufuks e José Pedro Cortes são os artistas convidados a apresentar novos trabalhos na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, que decorre no último trimestre de 2016 e que este ano será dedicada ao Arquivo e Observação. A proposta deste tema é do historiador de arte e ex-director do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado David Santos, que assume a curadoria-geral da bienal, numa edição que terá orçamento reforçado e várias mudanças relacionadas com o modelo de atribuição de prémios e programa curatorial.
A Bienal de Fotografia 2016 vai decorrer em Vila Franca de Xira sob o tema "Arquivo e observação" e terá como curador-geral o historiador de arte David Santos, anunciou hoje a organização. Evento cultural de âmbito nacional dedicado à fotografia, a bienal é promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, e realiza este ano a 14.ª edição no último trimestre do ano. As mudanças a nível da programação curatorial e de premiação de artistas serão apresentadas em pormenor em fevereiro, segundo a organização.
2016-01-07
Constituindo-se atualmente como o único evento cultural nacional exclusivamente dedicado à Fotografia portuguesa, a Bienal de Fotografia, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, chega a 2016 com a ambição de se renovar.
O Presidente do Município, Alberto Mesquita, entende que “é tempo de apostar no reforço da presença da Bienal de Fotografia no panorama cultural e artístico português com uma renovação, quer ao nível da sua vertente de Prémio, quer ao nível do seu programa Curatorial”.
Para a concretização destas novidades, a Bienal de Fotografia de 2016 (BF16) terá a Curadoria-Geral do historiador de arte David Santos. O antigo responsável do Museu do Neo-Realismo e ex-Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado está já a trabalhar no conjunto de alterações a introduzir, perspetivando-se uma nova dinâmica na vertente de Prémio e, no âmbito Curatorial, a presença de alguns dos mais reconhecidos nomes da fotografia contemporânea. A apresentação da programação completa da iniciativa, que terá o tema “Arquivo e observação”, está prevista para o mês de fevereiro.
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Departamento de Educação Cultura - Divisão de Cultura, Turismo Património e Museus - Setor de Ação Cultural
bf16@cm-vfxira.pt
+351 263 271 200
Copyright © FÁBRICA DAS PALAVRAS