free web templates

BF18

A EXPOSIÇÃO DA 15ª EDIÇÃO DA BIENAL DE FOTOGRAFIA DE VILA FRANCA DE XIRA DECORRE ENTRE 26 DE JANEIRO E 10 DE MARÇO DE 2019.

BF18 – José António Quintanilha venceu o Prémio Bienal de Fotografia em Vila Franca de Xira.

José António Quintanilha é o vencedor do Prémio Bienal de Fotografia – BF18, pelo seu conjunto de obras Coro do Gigante. O Júri da BF18 decidiu também pela atribuição de uma Menção Honrosa a Marta Leite, pelo seu trabalho Guerra e Nuvens.

BF18 | Vila Franca de Xira

Inaugurou a 26 de Janeiro, no Celeiro da Patriarcal, a 15.ª edição da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira – BF18, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e com curadoria geral de Sandra Vieira Jürgens

José António Quintanilha foi o artista vencedor desta Bienal, conforme decisão unânime do Júri presidido por Raquel Henriques da Silva e constituído também por Ana Anacleto, Celso Martins e Sara Antónia Matos. O vencedor irá receber um prémio da Autarquia no valor de 5.000,00€. Em Coro do Gigante, José António Quintanilha cruza impressões diarísticas e de viagem numa narrativa temporalmente fragmentada capaz de projetar-se numa dimensão alegórica. O Júri teve em consideração a maturidade, consistência e originalidade do projeto, que se manifesta tanto em cada uma das imagens, como na sequência que estabelecem entre si. José António Quintanilha nasceu e vive em Lisboa. O seu percurso académico inclui a AR.CO e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, abrangendo as Artes Plásticas, Fotografia e Arte Multimedia. Participa em exposições coletivas desde 2009 e expôs individualmente na Sociedade Nacional de Belas Artes e no Módulo-Centro Difusor de Arte em Lisboa, em 2017. 

A Marta Leite foi atribuída uma Menção Honrosa por Guerra e Nuvens, um trabalho que consiste num mural em que é abordada a presença de fenómenos meteorológicos em obras, assim como textos de ensaio e literários de vários autores e autoras. Marta Leite residiu no Concelho de Vila Franca de Xira, vivendo atualmente em Berlim, onde se licenciou em Escultura.

A BF18 congrega na presente edição três exposições que estarão patentes até 10 de março.

Paralelamente à Exposição presente no Celeiro da Patriarcal, com as obras dos 10 candidatos ao Prémio, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira apresenta duas exposições paralelas que integram o programa curatorial, patentes no Museu Municipal e na Fábrica das Palavras. No Museu Municipal, em “Espaço Comum” ganha destaque uma abordagem documental à realidade, com a apresentação de trabalhos de Margarida Correia, Rodrigo Tavarela Peixoto, Tito Mouraz e Valter Vinagre. Na Fábrica das Palavras, através de “Imagens com Vida Própria”, procura-se um espaço de representação para a fotografia de natureza mais ensaística e reflexiva, com projetos de João Paulo Serafim, Duarte Amaral Netto, Mariana Gomes Gonçalves e Soraya Vasconcelos.

Tal como referido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, no momento da inauguração, “A Bienal de Fotografia tem-se constutuído ao longo de todos estes anos como um espaço dedicado à Liberdade criativa e à pluralidade de visões do mundo, mas acima de tudo, é uma Exposição da qual emerge a grande paixão que a arte fotográfica continua a suscitar”

A entrada é livre.

BF18 | Vila Franca de Xira
Sandra Vieira Jürgens

Sandra Vieira Jürgens
Curadora BF18

BIENAL DE FOTOGRAFIA
DE VILA FRANCA DE XIRA
INFORMAÇÔES

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promove desde 1989 a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira e no âmbito da recém conclusão das obras de requalificação do Celeiro da Patriarcal, a BF18 será apresentada neste espaço emblemático. Tendo em conta as características do Celeiro da Patriarcal, edifício protegido, classificado como imóvel de interesse público, em que todas as intervenções obedecem a regras muito restritivas. Por forma a garantir a melhor exposição das obras a expor, as quais apresentam características e dimensões específicas só agora conhecidas, irá ser necessário, com as limitações já expressas de natureza do edifício, realizar ações de adequação as quais irão implicar que a exposição da BF18 seja inaugurada ao público a 26 de janeiro de 2019.

A devolução dos trabalhos selecionados decorre de 18 a 22 de março de 2019.

BF18

Candidatos ao Prémio Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira

NOME
Cristiano Luís
Diogo Duarte
Eduardo Sousa Ribeiro
Fábio Cunha
Fernando Marante
José António Quintanilha
Leonor Fonseca
Marta Leite
Nuno Andrade
Rodolfo Gil
Bruno Colaço | Prémio BF16: Concelho de Vila Franca de Xira

BF16

VENCEDORES

Prémios Bienal de Fotografia, Concelho de Vila Franca de Xira e Tauromaquia

Bruno Colaço | Prémio BF16: Concelho de Vila Franca de Xira

Bruno Colaço | Prémio BF16: Concelho de Vila Franca de Xira

Rui Dias Monteiro | Prémio BF16: Bienal de Fotografia

Rui Dias Monteiro | Prémio BF16: Bienal de Fotografia

Rui Dias Monteiro | Prémio BF16: Bienal de Fotografia

Rui Dias Monteiro | Prémio BF16: Bienal de Fotografia

Pedro Batalha | Prémio BF16: Tauromaquia

Pedro Batalha | Prémio BF16: Tauromaquia

Pedro Batalha | Prémio BF16: Tauromaquia

Pedro Batalha | Prémio BF16: Tauromaquia

Bruno Colaço | Prémio BF16: Concelho de Vila Franca de Xira

Bruno Colaço | Prémio BF16: Concelho de Vila Franca de Xira

Contactos

E-mail
bienalfotografiavfx@cm-vfxira.pt
Tel.: (+351) 263 285 626

Morada

Celeiro da Patriarcal
Rua Luís de Camões, n.º 130
2600-097 Vila Franca de Xira

© BF18 - Todos os direitos reservados